A Serra da Canastra, localizada na região Sudoeste de Minas Gerais, é uma região repleta de belíssimas paisagens e ideal para quem curte um passeio com muito contato com a natureza. O nome da Serra foi dado pelos portugueses, que perceberam que o local se assemelhava a uma canastra – palavra de origem grega que significa uma espécie de arca com o formato de um retângulo. Em 1972, o lugar ganhou o Parque Nacional da Serra da Canastra, com o objetivo principal de proteger as nascentes do Rio São Francisco. O rio é o maior rio inteiramente brasileiro, e possui uma extensão de aproximadamente 3000km, e atravessa os estados de Minas Gerais (onde está localizada a nascente), Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
Ao visitar a Serra, você pode perceber uma fauna e flora bastante ricas – afinal, a serra fica na divisão entre duas vegetações: cerrado e mata atlântica. Lá, inclusive, há diversas quedas d’águas e cachoeiras, que compõem lindos cenários com os relevos e paredões rochosos.
Em 1501, pouco tempo depois da chegada dos Portugueses no Brasil, uma expedição à foz do Rio São Francisco levou os colonos a conhecerem o local. Tempo depois, a Serra foi explorada e povoada. A pecuária, na época, era a principal atividade da região. No entanto, o povoamento branco da Serra da Canastra se consolidou apenas no século XIX, feito a partir da expulsão de nativos e quilombolas da região.
Atualmente, a Serra da Canastra abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Sacramento, São João Batista do Glória, Delfinópolis, Vargem Bonita, Piumhi e Capitólio. Apesar de não muito grandes, a riqueza natural e gastronômica são pontos extremamente fortes nessas cidades! O queijo canastra, produzido exclusivamente na região, inclusive, é considerado um Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN. Para mais informações sobre esse delicioso queijo, acesse nosso post sobre ele! Recomendamos fortemente visitar a região e curtir todos os passeios disponíveis por aqui.
Foto: Terra Brasilis/ Divulgação