Não é segredo algum que Minas Gerais conta com diversas cidades e atrações para quem curte lindas paisagens, ecoturismo e uma gastronomia requintada. A Serra da Canastra, localizada na região Sudoeste mineira, conta com uma grande diversidade de fauna e flora e atrações históricas marcantes, como a nascente do famoso Rio São Francisco. O nome do local tem origem na palavra Canastra, que se refere a uma espécie de baú com o formato parecido com o da região.
Você já deve ter ouvido falar também no queijo canastra, que é fabricado na região e considerado um Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro (segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN). Caso tenha interesse, é possível visitar algumas fazendas que produzem artesanalmente o queijo, com direito a degustação!
A região ecoturística da Serra da Canastra possui mais de 200 mil hectares que abrangem 6 municípios: São Roque de Minas, Sacramento, São João Batista do Glória, Delfinópolis, Vargem Bonita, Piumhi e Capitólio. Todas essas cidades, apesar de pequenas, contam com uma gastronomia mineira típica e deliciosa.
O Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972, protege a nascente do São Francisco e tem sua entrada principal há cerca de 8km da cidade de São Roque de Minas. Outra via de acesso muito explorada está localizada em Vargem Bonita. Apesar de não possuir muita infraestrutura, a paisagem no Parque é exuberante, e vale a pena ser visitada e apreciada. Além disso, é possível se deparar com alguns animais silvestres, como tamanduás-bandeira e lobos-guará.
Lembre-se de levar protetor solar (e reaplicá-lo após algumas horas!), repelente, roupas e calçados confortáveis, roupa de banho e garrafa de água! Existem várias atrações dentro e fora do parque, como cachoeiras, piscinas naturais e trilhas. A cidade de Capitólio, por exemplo, conta com passeios de lancha, visitas à represa de Furnas e, é claro, nosso querido passeio de balão. Para os que gostam de turismo de aventura, vale a pena conferir!